Bullying na Adolescência, é normal?

Você sabe o que é Bullying?





































Sou Renata Ribeiro, educadora parental, facilitadora de relações familiares e mãe de 3 jovens de 23, 21 e 15 anos e nesse blog quero te ajudar a entender e a desvendar os mistérios e desafios da adolescência.

Terça-feira, 04 de abril 2023.

Vou buscar Isa(minha filha de 15 anos) na aula particular e no caminho de casa ela diz: “mãe, lembra da fulana, então ela acusou o meu amigo M de fazer bullying com ela em sala”

Então começamos um diálogo sobre bullying…
Você sabe o que é Bullying?

O bullying é uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo.

Como ele começa? É porque tudo isso começou?

“Ah mãe, o C e o M estavam brincando um com o outro e aí a fulana entrou na roda e apontou o dedo para o M, chamando ele de pena fina, mas aí o M revidou e mandou ela voltar para o caixão, dizendo que ela parecia o Jackson, a fulana se ofendeu e ligou para os pais.”

Todos foram para a coordenação… e os pais da fulana vieram até a escola e acusaram o M!

🧐Plim… uma lâmpada acendeu na minha cabeça e perguntei a ela:

“Filha, você acha que na sua classe e grupo de amigos existe respeito? Rotular alguém é bom?”

Ela respondeu:
“Mãe estão todos errados, inclusive os pais da fulana. Na verdade ela é bem desrespeitosa com todos, ofende outras meninas xingando palavrões, inclusive a namorada no M, que acabou sendo chamada na coordenação também, o que foi bom pq ela mostrou todos os áudios em que a fulana fica xingando e desrespeitando as pessoas em sala.”

Moral da história, minha filha compreende o que é certo e errado, sabe identificar quem merece a sua companhia, defende os amigos e tem senso de justiça, mas ainda está em processo de desenvolvimento.

Chegamos em casa e ela pediu colo, deitou na minha cama e ficou abraçada comigo.

Na história todos são adolescentes, menos os pais da fulana e o coordenador da escola, e os adultos não devem apontar dedos antes mesmo de ouvir todas as partes, sendo necessário olhar para esses adolescentes.

E para responder sobre o que é bullying, O bullying é uma forma de comportamento agressivo e repetitivo que ocorre em situações de desequilíbrio de poder, onde uma pessoa ou grupo intimida, humilha ou prejudica deliberadamente outra pessoa. Geralmente, o bullying ocorre de maneira persistente e sistemática, com a intenção de causar danos físicos, emocionais ou sociais à vítima. Pode ocorrer em diferentes ambientes, como escolas, locais de trabalho ou na internet. O bullying é prejudicial tanto para a vítima quanto para o agressor, e é importante que seja reconhecido e combatido para criar ambientes seguros e saudáveis.

Você vivencia momentos de diálogos com seu filho/a em casa e faz refletir sobre acontecimentos do cotidiano?

Nem sempre eles vão saber lidar e nem muito menos regular as emoções e sentimentos, estão carentes de escuta, diálogo e compreensão.

Não abandone e nem terceirize a educação dos seus filhos, eles precisam de você!
Siga 👇🏼
@soloparental

Adquira o Ebook Transformando Relações familiares  CLIQUE AQUI 



#bullying #educaçãorespeitosa #adolescência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Telas e o impacto na vida dos nossos filhos

GENTILEZA E FIRMEZA, é possível conciliar essas duas virtudes na educação dos filhos?

AUTOESTIMA - Como fortalecer a autoestima do meu filho?